quarta-feira, 9 de março de 2016

JACK and JAC

JACK and JAC

Semana conturbada, no já muito tempo caótico, sistema de transportes coletivos de Natal/RN. Aumento surpresa na tarifa de passagens dos transportes urbanos e manifestação estudantil contra o aumento tarifário. Reuniões e decisões extraordinárias para resolver a questão, e ainda não há certeza de uma solução.
Tarifa é um valor referente a um serviço de necessidades básicas prestado, tal como água e luz. E não pode embutir um lucro almejado pelo empresariado. 
Ao discutir os valores necessários para cobrir despesas, vários itens são colocados como justificativa de elevação da tarifa, cada qual atribuindo culpas a outros: combustível, dissídios de classe, velocidade dos coletivos, volume de gratuidades, planilhas, custos; e etc. Nunca se fala em reduzir o volume de carros nas ruas. 
Em Bogotá, na Colômbia, exemplo que governadores e prefeitos já foram ver de perto, o estacionamento de carros em via pública não é visto como um direito adquirido, o poder público não entende que tem a obrigação de proporcionar e facilitar vagas de automóveis. Cada qual que arque com os custos de abrigar seus cavalos de potencia.
A palavra jegue é originária da palavra inglesa jack que significa asno. Quando ingleses estiveram no NE, no século. 19, participando da implantação de vias férreas utilizaram desta força de tração animal na construção.  Os nordestinos adaptaram a expressão pronunciada em inglês para jegue. E continuam a conduzir seus JAC Motors sem se importar com ruas e calçadas atrapalhando o trânsito e ocupando calçadas. Seja Jack ou JAC todos querem amarrar o seu na porta.

Roberto Cardoso (Maracajá)
Analista de Qualidade 
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Produtor Cultural e Ativista Cultural 

Texto publicado:
Jornal de Hoje em 10 de setembro de 2012
Natal/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário