quinta-feira, 10 de março de 2016

Novos rumos do Jornalismo

Novos rumos do Jornalismo

Nicolau Maquiavel foi um historiador, poeta, diplomata e músico italiano, um pensador da época do Renascimento. Nasceu em Florença em 1469, foi o terceiro filho dos quatro, dois filhos e duas filhas, do casal Bernardo Machiavel e Bartolomea Nelli, uma tradicional família italiana. Pela sua literatura deixada entendemos que as más notícias devem ser dadas de uma só vez. Já a boas notícias devem ser dadas pouco a pouco. Portanto, a má notícia é que deixa de circular a partir do segundo dia do mês de outubro de 2012 a versão impressa do Diário de Natal, passando a existir somente a versão on line, que segundo informe do próprio jornal trata-se de uma tendência global.
A boa notícia. Durante os dois primeiros dias de outubro aconteceu no Centro de Biociências da UFRN uma oficina de divulgação científica voltada a jornalistas atuantes nos veículos de comunicação. A oficina contou com a presença e participação de especialistas em diversas áreas, da ciência e da mídia, com palestras e exercícios. Foi promovida pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte, a FAPERN, um curso de capacitação em Jornalismo Científico, com o tema Interações entre Mídia e Ciência, reunindo jornalistas e pesquisadores. Uma ação do CNPq, órgão do governo federal responsável pelas pesquisas, buscando linkar a comunidade científica com a sociedade, acompanhado os novos critérios da Plataforma Lattes, o currículo dos professores, pesquisadores e cientistas.

O primeiro objetivo do encontro foi mostrar aos jornalistas que a temática ciência também pode ser um bom ponto de pauta jornalística. Durante o evento foram apresentadas ferramentas (recursos, meios), que possibilitam um aprimoramento prático em temas de ciência, tecnologia e inovação. O outro objetivo foi demonstrar aos pesquisadores a necessidade de divulgarem suas pesquisas não apenas nos periódicos especializados, mas também e cada vez mais nos veículos de massa, a fim de possibilitar que toda a sociedade tenha conhecimento de seu trabalho e de sua importância.
O evento antecede a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - 15 a 21 de outubro, que ocorrerá paralelamente com a VII Semana Potiguar de Ciência e Tecnologia 2012 e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com os temas: sustentabilidade, economia verde e erradicação da pobreza.
Os jornalistas passaram a ter diante de si um leque infinito de possibilidades de pautas, desde o microcosmo ao macrocosmo passando pelas nanotecnologias, ciências humanas e as ciências aplicadas, dividindo com os cientistas uma responsabilidade, a "obrigação social" de tornar públicos os resultados das pesquisas. A partir de agora a mídia jornalística, tem a missão de transmitir no dia a dia, o conhecimento científico e tecnológico em uma linguagem clara aos leitores de jornais. Descartando cientificismos, pragmatismos e epistemologias permitindo ao leitor diário pensar, analisar e refletir: Eu existo! 

Roberto Cardoso (Maracajá)
Analista de Qualidade 
Reiki Master & Karuna Reiki Master 

Nenhum comentário:

Postar um comentário